Escapadinhas
TurismoNatureza
Incoming
Praia
Grandes Viagens
Circuito Vefa
Duração
7 noites
Tipo
Praia
Via
Avião
Destino
Cayos Santa Maria e Varadero
Destaques
Praias paradísicas
Preço
desde 1 298 €
Praia
Um dos pontos fortes de Cayo Cruz é precisamente o que não tem: turismo massificado. Desde que o explorador Diego Velázquez batizou o arquipélago do qual faz parte, em 1513 ou 1514, Cayo Cruz conseguiu manter quase intactas as suas paisagens tropicais e costeiras que evocam o passado. Por isso este é o destino de sonho para quem deseja descobrir a Cuba mais autêntica e genuína e, simultaneamente, mergulhar em paisagens selvagens que deixam o visitante sem palavras.
Sem sombra de dúvida, uma das coisas a ver em Cayo Cruz são as suas praias extraordinárias que se estendem pelo setor nororiental. Dos 25km de costa deste ilhéu, 22,5km — ou, por outras palavras, 90% do total — estão ocupados por praias de areia ideais para apanhar sol, tomar banhos refrescantes ou mergulhar. Distribuídas por sete zonas, entre as praias de Cayo Cruz, importa referir a Playa Cara, a Playa Dorada, a Playa Onda ou a Playa Sigua, entre outras. Todas de areia fina, progressão lenta, água pouco profunda e vegetação subaquática. Quanto à sua amplitude, varia entre 5 e 20m, como no caso da Playa Cara e da Playa Onda.
Mas se as praias de Cayo Cruz são paixão à primeira vista, o mesmo poderia ser dito da sua exuberante vegetação litoral, onde não faltam mangais (especialmente nas duas extremidades do ilhéu), matagais costeiros e espécies próprias das dunas. Em todos elas encontrará uma abundante fauna que inclui numerosos anfíbios, répteis e aves, entre outros vertebrados que são inofensivos para os seres humanos.
Cayo Cruz é também um destino imbatível para realizar uma excursão à Reserva Ecológica Limones-Tuabaquey, na serra de Cubitas, a apenas 32km da cidade de Camagüey. Neste espaço, podem ser admiradas as pinturas pré-históricas da gruta de Maria Teresa, a recriação de um povoado tradicional taíno, ou lugares tão cativantes como o Paso de los Paredones ou o Hoyo de Bonet. Este recanto protegido da geografia cubana é também o habitat de um grande número de animais, com mais de 70 espécies, das quais um sétimo são endémicas.
A cultura também tem lugar em qualquer viagem a Cayo Cruz. A partir daí é muito fácil aceder à capital de Camagüey, uma encantadora vila com o mesmo nome, repleta de pitorescas casas coloridas e monumentos como a Igreja de Nuestra Señora del Carmen, datada de 1825, ou a Igreja de Nuestra Señora de la Soledad, sem esquecer a famosa praia de Santa Lucía.