top of page

Veneza vai impor novas restrições ao turismo a partir de junho

Limitação dos grupos de turistas a 25 pessoas e a proibição da utilização de altifalantes e megafones, foram duas medidas anunciadas pelo município italiano nos últimos dias do ano passado.



Veneza anunciou no passado sábado que vai impor limites à dimensão dos grupos de turistas a partir do próximo mês de junho, com vista a reduzir a pressão do turismo de massas na cidade e melhorar a circulação através do seu centro histórico.

Em comunicado, o município de Veneza anunciou que a dimensão dos grupos vai se limitada a 25 pessoas, ou seja, cerca de metade da capacidade de um autocarro turístico, segundo noticiou a Associated Press.

Além disso, vai ser proibida a utilização de altifalantes e megafones, uma vez que “pode gerar confusão e perturbações”.

O objetivo destas medidas é melhorar a circulação de grupos através do centro histórico de Veneza, assim como nas ilhas de Murano, Burano e Torcello.

Recorde-se que no segundo trimestre do ano deste ano, Veneza vai começar a cobrar uma taxa de acesso no valor de 5€ aos turistas que visitem a cidade, uma medida que vai ser aplicada a todos os visitantes que não tenham uma reserva para pernoitar na cidade. 

Inicialmente, a taxa será cobrada aos visitantes maiores de 14 anos, entre as 8h30 e as 16h00, todos os dias entre 29 de abril e 5 de maio, passando depois a ser cobrada aos fins de semana, entre essa data e o dia 14 de julho. Só não será cobrada nos dias 1 e 2 de junho, fim de semana em que Itália celebra a Festa da República.

Uma vez mais, o objetivo e o de regular as multidões, encorajar visitas mais longas e melhorar a qualidade de vida dos próprios residentes de Veneza.

Ficam isentos do pagamento da taxa, os moradores, estudantes e trabalhadores , bem como os turistas que passam a noite em Veneza ou atletas que participem em competições desportivas.

De recordar que o impacto do turismo na cidade foi um dos principais fatores que levou a UNESCO a colocar Veneza na lista de património em perigo.


58 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page