A Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, anunciou oficialmente a data de lançamento do novo Sistema de Entrada/Saída (SES) da UE, que entra em vigor a 10 de novembro deste ano.
“Após intensos diálogos com os Estados-Membros, decidi que o SES entrará em funcionamento no dia 10 de novembro”, disse Ylva Johansson durante uma visita à eu-LISA, agência da UE responsável pela infraestrutura informática subjacente ao SES.
O Sistema de entrada/saida será um sistema de registo automatizado para os viajantes do Reino Unido e de outros países terceiros que não necessitam de visto para entrar na UE. Prevê-se que com a introdução do novo sistema cerca de 700 milhões de viajantes sejam afetados a cada ano.
Os viajantes terão de digitalizar os seus passaportes ou outros documentos de viagem num quiosque de autoatendimento sempre que atravessarem uma fronteira externa da UE. O sistema não se aplicará aos cidadãos ou residentes legais da UE nem aos titulares de vistos de longa duração.
O sistema registará o nome do viajante, os dados biométricos e a data e o local de entrada e saída. As digitalizações faciais e as impressões digitais serão efetuadas de três em três anos e são válidas para viagens múltiplas durante esse período.
O sistema será aplicável à entrada em todos os Estados-Membros da UE, com exceção de Chipre e da Irlanda, bem como em quatro países terceiros do espaço Schengen: Islândia, Lichtenstein, Noruega e Suíça.
Britânicos têm de se preparar para novas regras
A Associação dos Agentes de Viagens Britânicos (ABTA) reagiu ao anúncio da Comissária Johansson com um apelo aos seus associados: que usem o tempo que resta para entenderem o que o novo sistema significará para seus clientes e empresas.
Luke Petherbridge, diretor de Relações Públicas da ABTA, citado em comunicado, afirma que “é realmente importante que a indústria reserve um tempo agora para entender o novo sistema EES e o que ele significará para seus clientes e seus negócios”.
“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Comissão Europeia e o Governo do Reino Unido para estabelecer os próximos passos e atualizaremos os membros à medida que houver mais informações.”
In tnews
コメント